SEBEMGE
- SEMINÁRIO BATISTA DO
ESTADO DE MINAS
GERAIS
TRABALHO DE
PNEUMATOLOGIA
A SEXUALIDADE DOS ANJOS
Aluno : Anísio Renato de
Andrade
Professor : Pr. Delmo Gonçalves
Período : Sexto - Curso
: Bacharel em Teologia Ministerial
Data : 14 de outubro de 1996 - Local :
Belo Horizonte - MG
INTRODUÇÃO
A SEXUALIDADE DOS ANJOS
A
Bíblia nos dá a entender que muitas vezes os anjos apareceram em forma humana.
Partindo desse ponto, muitas pessoas vincularam definitivamente os seres celestiais
à forma humana e passaram a associá-los a diversas características e limitações
do ser humano. Entre esses aspectos está a questão da sexualidade. Os anjos têm
sexo? Procurando respostas a essa pergunta nos dedicamos ao exame das
escrituras e de alguns comentários, conforme apresentamos na seqüência.
DEFESA DA SEXUALIDADE DOS ANJOS
Russel
Norman Champlin, no Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo, ao
comentar a epístola de Judas, afirma que os anjos cometeram o pecado da
concupiscência e se prostituíram com mulheres. Tal argumento está baseado na
interpretação de que os “filhos de Deus” mencionados em Gênesis 6 são anjos.
Entretanto, em sua Enciclopédia de Bíblia Teologia e Filosofia, o mesmo autor
vacila em suas colocações e chega a dizer que os anjos não têm sexo, citando
Mateus 22:30.
Quanto
ao texto de Gênesis 6, são muitos os teólogos que afirmam que aqueles “filhos
de Deus” são anjos. Este é o principal ponto de apoio para os que defendem que
os anjos são seres sexuados.
Bancroft
afirma que, segundo Mateus 22:30, os anjos no céu não se casam, mas isto não
significa que eles não tenham sexo. Diz
ainda, que as escrituras ensinam a sexualidade dos anjos ao referir-se a eles
através de termos masculinos. O mesmo teólogo conclui que todos os anjos são do
sexo masculino e que o casamento não está no plano de Deus para eles. O assunto
é encerrado nesse ponto, sem apresentar nenhuma finalidade para a aludida
“mono-sexualidade” angelical.
OBJEÇÕES À SEXUALIDADE DOS ANJOS
Myer
Pearlman afirma que “os anjos são sempre descritos como varões, porém não têm
sexo; não propagam a sua espécie”.
Severino
P. Silva entende, pelos textos de Col.1:16-17 e Gn.2:1 , que os anjos foram
criados simultaneamente. Assim, depois disso nenhum anjo foi acrescentado ao
número inicial. Desse modo, estaria descartada a possibilidade de reprodução
angelical e, conseqüentemente, eliminada a necessidade de sexo. Afirma ainda
que, os anjos não constituem uma raça. Cada anjo é uma criação original. Os
anjos compõem uma companhia ou diversas companhias. Por esta causa não propagam
a sua espécie; eles não têm sexo, ainda que citados no sentido masculino, porém
neste campo são neutros. As escrituras jamais inferem aos anjos pronomes
femininos. Seus nomes são poucos e limitados nas escrituras, mas os que são
dados são nomes masculinos. Miguel, Gabriel, Maravilhoso, entre os bons; e
Satanás, Abadon e Apolion, entre os maus. Na Bíblia sempre lemos frases assim :
“filhos de Deus”, “filhos dos homens”, “filha das mulheres”, mas nunca lemos
“filhos dos anjos”. Severino P. Silva opõe-se veementemente à tese de que os
“filhos de Deus” citados em Gênesis 6 possam ser anjos, pelo fato de tal
argumento não comungar com o ensino bíblico geral.
Louis
Berkhof diz apenas que os anjos não têm corpos e não se casam.
O
Manual de Doutrinas da Igreja Metodista Wesleyana afirma que os anjos não têm
sexo.
CONCLUSÃO
Os anjos não têm sexo. O
texto usado para defender a sexualidade dos anjos, Gênesis 6, é um texto
obscuro, e, por isso, é interpretado erroneamente. Entretanto, o texto que nega
tal sexualidade é cristalino em sua clareza. Jesus disse em Mateus 22:30 : “Porque na ressurreição nem
casam nem se dão em casamento; são, porém, como os anjos no céu.” Dizer que os anjos têm sexo apesar de não
poderem se casar é, no mínimo, absurdo.
Como já dissemos, a questão
da sexualidade dos anjos é fruto de uma imaginada equivalência entre seres
humanos e celestiais. Este tipo de associação mitológica é uma fraqueza do ser
humano, que o leva a fazer imagens de escultura e distorcer até mesmo conceitos
a respeito da pessoa de Deus. É a tentativa de encaixar as realidades
espirituais nas pequenas fôrmas da realidade natural.
O antropomorfismo utilizado
pelos anjos em suas aparições não nos autoriza a concluir que eles possuam
sexo. Da mesma forma como a aparição de serafins com asas não constituem
informação suficiente para concluirmos que eles possam botar ovos.
Quem pensa que anjo tem
sexo, segue o tipo de “lógica” que pode levá-lo a crer que o próprio Deus possa
ser sexuado pelo fato de ter um Filho. Sabemos, porém, que nada disso faz
sentido. Os seres humanos podem ser filhos de Deus ou filhos do Diabo sem que
isso signifique a existência de alguma sexualidade espiritual.
BIBLIOGRAFIA
TEOLOGIA ELEMENTAR
Bancroft, E. H
TEOLOGIA SISTEMÁTICA
Berkhof, Louis - Edição Luz Para o Caminho
MANUAL DE DOUTRINAS
BÍBLICAS DA
IGREJA METODISTA
WESLEYANA
CONHECENDO AS DOUTRINAS
DA BÍBLIA
Pearlman, Myer - Editora Vida
OS ANJOS, SUA NATUREZA E
OFÍCIO
Silva, Severino P. - CPAD
ENCICLOPÉDIA DE BÍBLIA
TEOLOGIA E FILOSOFIA
Champlin, Russel Norman - Editora Milenium
BÍBLIA SAGRADA
Versão
Revista e Atualizada - Tradução de João Ferreira de Almeida
Sociedade
Bíblica do Brasil
O NOVO TESTAMENTO INTERPRETADO VERSÍCULO POR
VERSÍCULO
Champlin,
Russel Norman - Editora Milenium
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